Presets


Vocês perguntam-me muitas vezes no instagram (@marapickles) que app utilizo para editar as minhas fotos. Respondo da forma mais directa - Lightroom CC para o telemóvel - quando sei bem que essa não era a resposta que queriam ouvir.

Quando decidi largar o VSCO (aka, a melhor coisa que me tinha acontecido desde a descoberta de nachos com guacamole) fí-lo por saber da existência de uma muito melhor, trendy e instaperfect maneira de editar fotos... mas sem saber ainda que maneira era essa.

Precisei de uma afincada pesquisa para descobrir o segredo das influencers que adorava (já que elas pareciam esconder esta app como quem esconde nudes) mas cheguei a dois nomes - Lightroom e Presets (actualmente, o processo está muito mais difundido mas não era assim quando comecei).

Perceber que o Lightroom era grátis levou-me a entrar a êxtase, êxtase esse rapidamente arruinado quando concluí que os tais presets custavam um rim.

O Lightroom e os seus amigos presets funcionam como o VSCO, mas fancy. Os presets agem como filtros que podem aplicar sobre todas as vossos fotos para uma edição semelhante e um feed coeso. Simplesmente, existem em maior quantidade, mais personalizados e mais pipis do que os filtros do VSCO. E por serem tão bons, são excessivamente caros.

Falida e insatisfeita, não me quis dar por vencida e desperdicei umas boas horas e neurónios no YouTube a ver tutoriais sobre como editar as fotos no Lightroom para que ficassem tão boas como as que invejava… e lá cheguei. Ao fim de muito suor e trabalho árduo (num sentido obviamente literal) encontrei a edição que procurava para as minhas fotos.

Sei que dizer que edito no Lightroom não chega porque conheço o trabalho por detrás de cada edição. Por isso, para agradecer a quem acompanhou o lançamento do meu blog, vou partilhar convosco o meu preset, que com tanto carinho criei.

O preset a que pomposamente decidi dar o nome de Gold Coast é o que utilizo para editar as fotos que tiro na praia e funcionará melhor em fotografias do mesmo habitat natural. Se forem tirar os vossos instagrams para a Serra da Estrela, duvido que resulte. Mas feel free para tentar!
Tenho outros presets para ambientes diferentes que poderei partilhar convosco... se insistirem muito, claro.

Para o receberem, só têm de subscrever à newsletter e ele chega imediatamente ao vosso email, juntamente com o tutorial para o utilizarem.

Ah, e se utilizarem o preset para as vossas fotos do instagram, adicionem a hashtag #hmemarapresets para que eu possa encontrar as vossas edições e partilhar na minha história!


Segue em @marapickles