Month of Change

Antes de mais, quero deixar claro que, para minha infelicidade, esta não é uma iniciativa minha mas sim das extraordinárias raparigas por detrás do instagram @climateactionchallenge!

Nos últimos tempos, à minha lista de hobbies que inclui lamentar-me sobre a minha tese de mestrado, adicionei a visualização excessiva (acompanhada de depressão) de vídeos a documentar a lixeira que estamos a criar no nosso oceano. Se não têm interesse em perder a fé na humanidade, é uma actividade que não recomendo mas que no meu caso, teve um bom impacte.


Quando percebi a gravidade da situação e o quão facilmente passamos ao lado deste pesadelo achei que deveria tomar uma posição mais activa. Não, não fui para a rua com cartazes nem comecei a bater em toda a gente que via a deitar lixo para o chão... por muita vontade que tivesse de o fazer. Decidi apenas começar a fazer o mínimo aceitável enquanto rezava para que, num esforço comum, grão a grão, pequenos actos de mudança fossem suficientes para melhorar este cenário.

E foi nessa altura que descobri o projecto Climate Action Challenge - a month of change. Um projecto que funciona como um desafio interactivo que visa mudar comportamentos em apenas um mês e contribuir em comunidade para uma mudança relevante para o nosso planeta. Juntando o maior número de pessoas, com mudanças fáceis e mínimas para cada um de nós é possível chegar a um resultado global significante.

O desafio - dividido em 4 tópicos, abordados em cada uma das 4 semanas - começou no dia 22 de Abril e focou-se na diminuição da produção de lixo, do desperdício de comida, dos consumos e do gasto de energia. Muitos participamos (1400 almas, para ser exacta)…

E conseguimos. Cheguei ao fim realizada e com vontade de continuar e manter as mudanças com que me comprometi como verdadeiros hábitos.
Por isso, estou a partilhar convosco este desafio para que possam, se quiserem, aderir comigo e com todas as pessoas que mudaram um pouco da sua vida para beneficiar o sítio onde vivemos. Ah, e estão a preparar novidades para nós!




Para que isto não seja momentâneo, vou continuar a partilhar convosco as minhas dicas, dificuldades e soluções que arranjei para tornar este processo mais fácil e agradável.

Podem ver todos os posts sobre o tema aqui:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Segue em @marapickles